Vitamina D – Doze Dadivas Conhecidas

Vitamina D

A Vitamina D é produzida pelo nosso corpo quando raios ultravioletas do sol penetram a pele. Também pode ser encontrada de forma natural em alguns alimentos ou adicionada artificialmente a outros alimentos. A outra forma de se obtê-la seria através de suplementação dietética. Todas as formas de vitamina D são biologicamente inertes quando obtidas e, portanto, precisam atravessar processos de conversão que acontecem no fígado e nos rins. O fígado converte a vitamina D em calcidiol enquanto os rins fazem a conversão para o calcitriol.

A concentração sérica de 25(OH)D é o melhor indicador dos níveis de vitamina D e indica a vitamina D por produção subcutânea e obtidas pela alimentação e suplementação dietética.

As Doze Dádivas da Vitamina D apresentadas abaixo surgem de evidências de vários estudos científicos. Alguns dos benefícios têm mais evidências médicas comprovadas enquanto outros ainda necessitam maior investigação.

1) Dor
Alguns estudos indicam que a deficiência de Vitamina D está relacionada com dores musculares e fraqueza do músculo esquelético, principalmente em indivíduos com idade mais avançada.

2) Depressão
Estudos revisados sobre Vitamina D e depressão encontraram correlação dos níveis de Vitamina D no sangue e a depressão. Não há comprovação de deficiência de Vitamina D ser causa de depressão, mas a suplementação da vitamina demonstrou melhoria em sintomas depressivos.

3) Demência
Demência é o termo médico para perda de memória. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. Receptores de Vitamina D estão presentes no cérebro e estudos indicam que a vitamina sirva de proteção contra agentes danosos, inclusive a formação de placas características da Doença de Alzheimer.

4) Diabetes
Níveis ótimos de Vitamina D protegem o organismo contra o diabetes de ambos os tipos (1 e 2), combatendo a resistência à insulina e a hiperglicemia. O pâncreas precisa de vitamina D para a secreção de insulina o que é essencial para o controle dos níveis de açúcar no sangue.

5) Doença cardiovascular
Níveis ótimos de Vitamina D estão associados com a redução da pressão arterial em pessoas hipertensas.

6) Infecção
A vitamina D ajuda o sistema imunológico a combater infecções e também inibe o desenvolvimento de doenças autoimunes como diabetes, artrite reumatóide, lúpus e esclerose múltipla.

7) Inflamação
A inflamação crônica está relacionada como causa de diversos processos patológicos e surgimento de doenças. A vitamina D é um conhecido agente anti-inflamatório.

Músculos
Há muito tempo que se recomenda o óleo de fígado de bacalhau para o combate de raquitismo. Mas, só depois que se associou o efeito a vitamina D presente no óleo. Vitamina D mantém ossos e dentes fortes e melhora a densidade óssea. e contribui para a absorção de cálcio e do fósforo.

9) Ossos
A vitamina D está relacionada com crescimento ósseo em crianças, adolescentes bem como prevenir a perda óssea e perda muscular em indivíduos com idade mais avançada.

10) Dentes
Há bons indícios de que a Vitamina D ajuda na prevenção de cáries.

11) Câncer
A vitamina D promove a diferenciação celular, além de reduzir a taxa de multiplicação e proliferação celular. Células cancerígenas se proliferam rapidamente e também não apresentam fatores de diferenciação celular.

12) Mortalidade e outros
Em homens mais velhos, níveis mais altos de vitamina D estão associados com níveis mais altos de testosterona e melhor saúde reprodutiva.
Um grande estudo de coorte com indivíduos de 50 a 74 anos, de ambos os sexos, demonstrou forte correlação de concentrações de Vitamina D (25 OH D) e mortalidade por todas as causas e também mortalidade causadas por doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer.

Esteja ao Sol
Assim com as plantas necessitam da luz do sol para realizar a fotossíntese, a natureza orquestrou para que os humanos também pudessem se beneficiar da luz do sol. Cultivar um estilo de vida que lhe permita desfrutar de doses saudáveis de exposição ao sol é fundamental para a sua saúde.

Fontes Internacionais:

Escritório de Suplementos Dietéticos – National Institutes of Health NIH | Departamento de Saúde e Serviços Humanos do Governo Americano

http://ods.od.nih.gov/

Vitamin D Council | ONG que atua na conscientização da importância da Vitamina D

Home

Clínica MAYO | Evidências sobre efeitos da Vitamina D

http://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/vitamin-d/evidence/hrb-20060400

Vitamina D - 2





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*