Superalimentos

Por Naiara Rochet

A Dica de hoje é sobre 5 alimentos que não podem faltar no seu dia a dia! São eles: Abacate, Castanhas, Quinua, Cramberry e Chás! Esses alimentos irão fornecer vitaminas, minerais, fibras, gorduras boas e outros nutrientes para o seu corpo que contribuirão para a sua saúde! Confira mais abaixo!

ABACATE

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O abacate é rico em:
Substâncias antioxidantes (pró-antocianidinas, carotenóides, beta caroteno, alfa caroteno, luteína e zeaxantina): ação protetora contra doenças cardiovasculares e o câncer.
Gorduras insaturadas (especialmente as monoinsaturadas): diminuição do nível de colesterol total e de colesterol “ruim” (LDL-c) no sangue e a aumento do colesterol “bom” (HDL), oferecendo assim um efeito protetor contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Fitoesteróis: outro tipo de gordura encontrada no abacate que, em grandes quantidades (acima de 2 g/dia), diminuem o nível do LDL-c no sangue.
Fibras: solúveis e insolúveis. O consumo de fibras ajuda no controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue e diminui o risco de certos tipos de câncer, como o de cólon.
Folato (vitamina B9): essencial para a produção do material genético e ajuda a prevenir más-formações fetais.
Vitamina C: ação antioxidante e é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro.

CASTANHAS

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As castanhas são uma ótima fonte de proteína, fibras, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. As castanhas além de serem fonte de gorduras mono e poli-insaturadas, que fazem bem ao coração e reduzem o nível de colesterol LDL, também são ótimas fontes de vitaminas e minerais como selênio, complexo B e magnésio, vitamina E, potássio, zinco e ômega 3. As gorduras insaturadas estão relacionadas com a redução do colesterol ruim e o aumento do colesterol bom no organismo, podendo também auxiliar na prevenção de doenças do coração.

QUINUA

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A quinua é uma fonte completa de proteínas de origem vegetal. Ela oferece:
• Aminoácidos essenciais
• Gorduras essenciais ômega 3 e ômega 6, que diminuem o nível de colesterol “ruim” (LDL) no sangue, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares.
• Fibras: também traz esse benefício, além de regular o funcionamento do intestino e prevenir certos tipos de câncer, como o de cólon.
• É fonte de vários sais minerais: ferro, essencial para o transporte de oxigênio e formação de glóbulos vermelhos no sangue; fósforo, que é o mineral mais abundante no organismo depois do cálcio, tem papel fundamental na saúde de ossos e dentes e auxilia a regeneração de tecidos; magnésio, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e é importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes; selênio, que tem ação antioxidante, ajudando na prevenção de várias doenças crônicas, e é importante para o bom funcionamento da tireóide; zinco, também fundamental para o sistema de defesas do organismo e para a fabricação do material genético.
• Vitaminas do complexo B, que garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso, entre outras coisas.

CRANBERRY

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Contém: Fibras, vitamina C e minerais, com manganês, magnésio, fósforo e potássio. Além disso, possui compostos bioativos como as antocianinas e os flavonóides, responsáveis pelas propriedades antioxidantes. Os taninos das cranberries possuem propriedades anticoagulantes e podem reduzir as infecções do trato urinário e, como já mencionado, a quantidade de placas dentárias, tendo assim ação profilática contra gengivite.

CHÁ-VERDE

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O Chá Verde é um chá à base da folha da planta Camellia sinensis, que é rico em polifenóis, substâncias com ação antioxidante. Assim, combatem o excesso de radicais livres, prevenindo o risco de doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce.
O chá verde também pode contribuir para:
• Reduzir as taxas de LDL (“colesterol ruim”) no sangue, reduzindo o aparecimento de doenças cardiovasculares;
• Ação diurética: evita a retenção de líquidos, que causa desconforto e é uma das causas de celulite;
• Melhorar a circulação sanguínea, prevenido doenças como AVC (derrame) e trombose, mantendo a saúde cardiovascular;
• Ação termogênica, acelerando o metabolismo e a queima de gordura.

Por isso, comece hoje a inserir esses alimentos cheios de benefícios!!!





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