O que é Yôga

yôga

Por Leilane Lobo

Para iniciar essa coluna sobre Yôga, vamos entender um pouco do que é essa filosofia surgida na Índia, há mais de 5.000 anos.

Yôga é um termo em sânscrito que significa união. Trata-se de um substantivo masculino e deve ser sempre pronunciado com o “ô” fechado. De acordo com o historiador Mircea Eliade, em seu livro Yôga, imortalidade e liberdade, a palavra yôga “deriva da raiz yuj, ligar, manter unido, atrelar, etc.

Yôga significa, além de união, integração, integridade.

Exemplos de como a prática pode atuar no praticante:

– Integração do praticante consigo mesmo
Praticando as técnicas do Yôga, nos tornamos mais conscientes de nós mesmos. Desenvolvemos a habilidade de integrar todos os nossos veículos de manifestação. Trabalhamos e aperfeiçoamos não somente nosso corpo físico denso e suas energias mais sutis, mas também nossas emoções e pensamentos. Depois vamos além disso.

– Integração do praticante com os outros indivíduos
Criamos espontaneamente uma identificação e empatia para com todas as demais pessoas ao nosso redor. O praticante de Yôga se torna uma pessoa intensamente envolvida com questões familiares, sociais e políticas. Manifesta firmemente suas convicções e opiniões. Jamais se deixa alienar ou se omite. O Yôgin participa e atua decididamente naquilo em que acredita.

– Integração do praticante para com a natureza como um todo
Sentimos surgir com a prática uma imensa preocupação com o meio ambiente e a natureza como um todo ganha valor e passa a ser mais respeitada. Assim, nos sensibilizamos com as questões da ecologia, direto dos animais etc.

– Integração da consciência
O  Yôga produz a união da consciência individual com a consciência cósmica. A união do microcosmos com o macrocosmos. Esse estado de consciência é denominado samádhi e designa um estado hiperconsciência, de mega-lucidez, que só o Yôga proporciona.

@leilanelobo

leilanelobo@gmail.com

 





Uma ideia sobre “O que é Yôga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*