O que é AeroPilates?

Por Fernanda Marcun

Criado pelo espanhol Rafael Martínez, o AeroPilates originou-se da união de técnicas relacionadas ao Yoga e Pilates. É um método seguro, eficaz e controlado, que trabalha o corpo como um todo, tonificando pequenos e superficiais , profundos e grandes grupos musculares sem hipertrofia da massa muscular.

Vem Com Elas Pilates

Os exercícios praticados no tradicional método Pilates são organizados e praticados em sequências. Cada exercício deve estar ligado ao anterior, onde o objetivo principal é o de alcançar o total fortalecimento corporal e o aumento da consciência corporal. Os movimentos são praticados com controle e precisão, com ênfase na realização de forma correta e nas infinitas repetições.

Hoje em dia podemos observar algumas aplicações para o Pilates. Ele pode ser praticado no solo, utilizando acessórios ou apenas com controle do próprio corpo, em equipamentos projetados exclusivamente para o método e também no tecido.

 

O AeroPilates segue os mesmos princípios do tradicional método, no entanto utilizamos o columpio que é usado tanto como um facilitador na execução de determinados exercícios, como também para desafiar o praticante à correta realização dos movimentos e ao equilíbrio devido a instabilidade gerada.
O equipamento que fica fixado no teto, é formado de duas alças para mãos e pés, duas cordas e um balanço grande produzidos com tecido ultraleve e muito resistente.

Os benefícios

As vantagens na prática do AeroPilates são inúmeras, pessoas que sofrem com dores na coluna são muito favorecidas devido a descompressão que as posições invertidas promovem na coluna. O correto alinhamento corporal na execução dos movimentos faz com que os exercícios se tornem muito mais proveitosos e seguros. Os ganhos de força ocorrem devido a resistência do peso do próprio corpo, aumentando o tônus muscular. Ocorre também um significativo aumento da flexibilidade corporal. Além destes benefícios também podemos citar:

  • Melhora do equilíbrio
  • Melhora da consciência corporal e respiração.
  • Melhora nos quadros de insônia e diminuição do estresse
  • Melhora da circulação sanguínea e linfática

 

foto_3Quem pode praticar?

Não há restrição de idade para a prática do AeroPilates, lembrando apenas que existe a recomendação da idade mínima de 10 anos para o início, todos podem ser favorecidos com a atividade, inclusive os idosos. Considerando as limitações corporais, o instrutor deverá adequar os exercícios ao perfil de cada aluno. É preciso ainda considerar que as posturas invertidas devem ser evitadas em pessoas com problemas cardíacos ou de pressão, descolamento de retina, pessoas com crises de labirintite e gestantes.

 

 

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Muitos praticantes talvez necessitem de algum tempo para se acostumar com os exercícios e um pouco mais para entendê-los por completo. Uma sugestão é manter-se firme e não se tornar excessivamente exigente consigo mesmo. Enquanto isso procure aprender mais sobre seu corpo e treina-lo para se movimentar com mais força, graça e flexibilidade. Como em qualquer início de programa de exercício físico, haverá uma curva de aprendizagem e, como em qualquer outro objetivo que desejamos alcançar, é necessário persistir para obter sucesso.

E aí, ficaram com vontade de experimentar?

Até a próxima

Beijos, Fe Marcun

 





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