Música e atividade física: uma combinação produtiva

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Por Natália Rangel

Vocês já devem ter escutado algum amigo, colega ou parceiro de treino falar que só consegue sua melhor performance, para praticar alguma tarefa esportiva, quando utiliza-se de algumas estratégias simples para diminuir a sensação de esforço exigido. Neste caso estamos falando da MÚSICA.

Levando em consideração esse relato prático, realmente as estratégias utilizadas por cada um de nós antes de iniciar uma atividade física é de extrema importância na gestão das emoções. Elas são essenciais para estabilizar nossos estados emocionais, e como consequência nos colocar no melhor estado possível para o desempenho de determinadas tarefas.

É gerindo essas emoções que bons resultados esportivos são adquiridos, ou seja, se possuirmos uma preparação mental com alguns critérios programados, conseguiremos gerir melhor as emoções e os processos psicológicos a nosso favor.

Quando se trata de fazer o seu melhor, são os pensamentos que mais contam. Quando você malha, corre, ou faz qualquer outra atividade física, a sua mente pode ser sua maior aliada ou o ser pior inimigo. Ter foco e dedicação no treino para alcançar sua melhor performance não se resume apenas à condição física, mas o seu estado mental, particularmente, os pensamentos que percorrem a sua mente interferem na forma como se sente durante o exercício.

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É por isso que decidi trazer pra vocês hoje, uma dica bem legal do que eu faço quando estou me exercitando para melhor organizar nossos pensamentos. Sugiro que da próxima vez que forem praticar alguma atividade física experimentem treinar com MÚSICA, pois ela realmente distrai a mente para o som e da atenção das sensações físicas de mal-estar e dor reduzindo a consciência que temos relativamente ao estado de fadiga e esforço do corpo, além de ser um ótimo gerador de pensamentos positivos.

Eu sou suspeita, pois faço tudo com música! Até pra escrever esse post estou escutando música. Ela realmente tem um poder estimulante e motivacional enorme. Ajuda você ir mais adiante num treino quando poderia desistir! Mas, por favor, escolha um playlist que você goste e deixe tudo preparado antes de iniciar uma atividade pra não perder o foco com probleminhas de músicas chatas, ou um aplicativo que não passam as musicas pra frente. quem nunca se atrasou no treino por causa disso? Eu já! Rs

Bom! Essa é a dica de hoje… agora vou me arrumar, colocar novas músicas na playlist e ir malhar.

Bjs da Psicóloga Naty.

FONTE:

http://www.escolapsicologia.com/como-gerir-as-emocoes-nos-esportes/

http://www.escolapsicologia.com/preparacao-mental-nos-esportes-de-resistencia/

http://www.kamelturismo.com.br/index.php/2011/05/correndo-no-ritmo-da-musica/

http://www.atletesplus.com/materia_opiniao.php?id=78

Natalia Rangel Pruchneski

Psicóloga com MBA em gestão de pessoas.

Especialista em desenvolvimento de equipe e gestão da motivação.

@natypruch





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