Aeróbio ou treinamento de força, corrida na esteira ou musculação?

binda11

Dica muito boa da Equipe de Personal Trainer da Sport Science RJ.

Muita gente tem dúvida: Aeróbio ou treinamento de força, corrida na esteira ou musculação?

O que fazer primeiro?

E aí, o que acham??

Para responder essa pergunta devemos primeiramente pensar em nosso objetivo principal. É óbvio que a maioria das pessoas que iniciam um programa de atividade física buscam hipertrofia (aumento de massa muscular magra) e diminuição do percentual de gordura.

Porém são objetivos distintos, pois para hipertrofia necessitamos de uma ingesta calórica alta, e para emagrecer, de uma ingesta baixa, logo não conseguiremos otimizar os resultados se buscarmos os dois objetivos em um mesmo período de treinamento… Então inicialmente: qual o seu objetivo.

bindarun1

Se seu objetivo for hipertrofia, deve-se priorizar o treinamento de força, deixando o treino aeróbio para a segunda parte do treinamento. Mas se busca emagrecimento e diminuição do percentual de gordura prioriza-se o treino aeróbio, que gera um gasto calórico mais elevado, deixando o treino de força para a segunda parte do treinamento.

Sempre a atividade priorizada será executada com melhor performance, logo durante a atividade posterior haverá uma queda de rendimento, por causa de uma baixa nas reservas energéticas gerada anteriormente.

Mas se seu objetivo for apenas qualidade de vida, usualmente deve-se fazer o treino de força primeiro porque não prejudicaria tanto o desempenho do treino aeróbio, ao passo que fazer o aeróbio antes levaria a uma maior diminuição das reservas energéticas e teria um impacto direto no treinamento de força.

Deixem suas perguntas, tirem suas dúvidas… aqui e no insta @sportscience_rj

#VemComElas





Uma ideia sobre “Aeróbio ou treinamento de força, corrida na esteira ou musculação?

  1. Michele Hoster

    Muito bom o texto. É estimulante ver pessoas treinando cada dia mais. Além da parte estética, os exercícios físicos são fundamentais para a saúde. É um santo remédio que devemos tomar pelo menos 4 vezes por semana.
    Obrigada
    Michele Hoster

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*