CONDROMALÁCIA PATELAR

Condromalacia-Patelar

Olá Galera !! O assunto de hoje é sobre Condromalácia Patelar, chamada também de Joelho de Corredor, é uma lesão que ocorre muito em corredores , principalmente em iniciantes, mas pode também aparecer  em atletas de longa data e pessoas que não praticam esportes. Como sempre procuro falar de maneira simples e sucinta para que vocês possam entender e até tirar suas dúvidas.

 condromalacia1

Patela é um osso de formato sesamóide,com formato triangular, localizado na parte anterior do joelho. Essa lesão significa amolecimento da cartilagem, e é conhecida como síndrome da dor patelo-femural ou joelho de corredor, e trata-se de uma patologia crônica degenerativa da cartilagem da articulação da superfície póstero-inferior da patela com os côndilos femorais, gerando desconforto e dor em torno ou atrás da patela.

O termo condromalácia patelar descreve um joelho estruturalmente lesado, enquanto que síndrome da dor patelo-femural diz respeito aos estágios iniciais da patologia, período no qual o quadro ainda pode ser revertido. Todavia, alterações resultantes de reações inflamatórias internas da cartilagem geram uma destruição estrutural de tratamento mais complicado.

A causa ainda não foi bem concluída, mas existem hipóteses de que sua esteja relacionada com fatores anatômicos, histológicos e fisiológicos, que levam ao enfraquecimento e amolecimento da cartilagem.

O fator mais comum é o traumatismo, seja por fricção crônica entre a patela e o sulco patelar do fêmur – por onde ela passa durante a flexão do joelho – em razão do uso inadequado de aparelhos de ginástica, exercícios em step, agachamentos ou leg press, bem como pela prática inadequada de esportes, com força excessiva aplicada na patela; ou por um trauma distinto, como uma pancada ou choque do joelho sobre um objeto, e lesão aguda da cartilagem femoropatelar, com impedimento da nutrição ideal dessa estrutura devido às rachaduras originadas.

As anomalias biomecânicas, como a super pronação dos pés, também podem resultar na alteração do ângulo formado entre a direção em que a patela é puxada pelo músculo do quadríceps e o formato do sulco patelo-femural por onde ela se desloca. Existem vários graus da condromalácia, e isso somente através de exames mais complementares, solicitados pelo Médico Ortopedista é que podemos saber. Essa lesão está sendo muito comum nos dias de hoje. Usamos muito nosso corpo e ás vezes de maneira inadequada. O nosso estilo de vida faz com que sobrecarreguemos nossas articulações, nesse caso, não é prioridade de corredores ou praticantes de atividades físicas. Por exemplo, nós mulheres com nosso uso de saltos altos. E existem casos que aparecem na adolescência, quando tem um crescimento muito rápido, tanto que alguns precisam do uso de tensor.

Por isso, não importa a idade, em caso de aparecimento de dores nessa região, sugiro que procurem logo um profissional especializado no assunto.

knee_patella_cause02

O tratamento fisioterapêutico consiste sempre em retirada da dor, do quadro antiinflamatório, fortalecimento muscular, alongamentos, reeducação da marcha e por ai vai.

A fisioterapia pode até parecer receita de bolo, mas não é. De fato, existem protocolos, porém o que será utilizado dependerá de cada paciente, por isso sempre friso que cada um tem uma resposta, o que é bom para um não é para outro. Então, nunca façam algo somente porque o amigo fez e deu certo, procurem sim um fisioterapeuta que com certeza vai orientar o que deve ser feito.

Para quem tiver dúvidas podem entrar em contato comigo que responderei de bom grado.

Beijos da fisio Karla Lavado





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*