De cabeça pra baixo

yoga

¡¡¡oxıɐq ɐɹd ɐçǝqɐɔ ǝp

Por Sa Souza.

Mais do que uma foto linda para o Instagram, as posturas invertidas na prática de Yoga trazem muitos benefícios físicos, mentais e emocionais.

Uma invertida é qualquer Ásana (Postura) em que a cabeça está abaixo do coração.

A ideia de inverter é simplesmente uma maneira de sair da rotina. Quando pensamos em invertida já imaginamos que é preciso equilibrar todo o corpo sobre as mãos, cabeça ou antebraço. Mas calma, existem invertidas mais tranquilas que talvez você nem imagine que existam, como por exemplo: o Cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Svanasana), Inclinação para frente em pé (Uttanasana), Postura expandida com inclinação para frente (Prasaritta Padottanasana), entre outras.

A má notícia é que inverter não é para todo mundo. Tenho uma aluna que segundo sua médica Ayurveda, não pode fazer invertidas pois não há grandes benefícios físicos no caso dela. Imaginem só se um médico me disser que não posso mais inverter?!

Há certas contra-indicações que devem ser consideradas, principalmente se você já tem histórico de lesões ou doenças.Pressão arterial alta, alguns problemas cardíacos, lesões no pescoço, acidente vascular cerebral recente, descolamento de retina, glaucoma e epilepsia são problemas comuns que devem ser considerados antes de botar seus pés pra cima.

Na dúvida fale com seu médico e professor! Lembre que seu corpo é seu templo e sua responsabilidade.

Abaixo um veja um vídeo que fiz durante minhas férias em Flecheiras, CE para a postura Sirsàsana B (uma variação da Invertida sobre a cabeça).

E aí que outra curiosidade ou tutorial sobre Yoga vocês querem saber?

Sa Souza, prof de yoga, meio paulista, meio carioca, meio americana, meio do mundo. Adora viver por ai de cabeça para baixo com as sua invertidas. Canceriana,  esta sempre buscando construir um carma positivo através de sorrisos, boas energias e boas acoes com o próximo.  E fácil reconhece-la pelas ruas do Rio, basta olhar para suas incríveis tatuagens no braço…

 No instagram @sasouza_yoga





2 ideias sobre “De cabeça pra baixo

  1. Mel

    Qualto a glaucoma, pressão alta e problema no coração eu sei q não pode fazer invertida…. Para n aumentar a pressão… Porem com base em que uma pessoa com epilepsia n pode fazer invertida? Conversei com vários professores de yoga e todos falaram que n há essa restrição.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*