Bulimia e anorexia prejudicam os dentes?

transtornos

Por Alexandre Cutolo, dentista.

Os transtornos alimentares representados, principalmente, pela anorexia e bulimia, podem prejudicar a saúde geral do individuo, incluindo os dentes. As pessoas que sofrem desses distúrbios tem uma obsessão em manter o peso abaixo do normal, utilizando métodos nada saudáveis como: vômito provocado, uso frequente de laxantes ou diuréticos, jejum e hiperatividade física. O índice de pessoas acometidas é maior entre mulheres durante a adolescência.

Na boca aparecem algumas manifestações clínicas do distúrbio alimentar e é de extrema importância que o cirurgião dentista tenha o conhecimento necessário para identificá-los. O portador de bulimia e/ou anorexia pode apresentar boca, garganta e glândulas salivares “inchadas” e sensíveis, assim como halitose. Estudos científicos apontam que quase 90% dos pacientes com bulimia apresentam sinais de erosão dentária.

A bulimia envolve o ato repetido de se alimentar compulsivamente seguido pela indução do que foi ingerido, na maioria das vezes, através do vômito. Isso ocasiona uma exposição frequente dos dentes a um conteúdo extremamente ácido, o que pode levar à erosão severa do esmalte dentário. Com o passar do tempo a perda do esmalte dentário pode aumentar, levando à alteração de cor, formato e tamanho dos dentes além de, normalmente, apresentar sensibilidade dentinária. Enxaguar a boca com água e em seguida bochechar com uma solução de flúor após vomitar tem sido recomendado pelos dentistas.

O tratamento dos distúrbios alimentares envolve profissionais de diversas áreas da saúde. O encaminhamento de pacientes com suspeita de transtornos alimentares, a profissionais habilitados, pode salvar a vida do paciente.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*