Churrasco saudável

churrasco

Por Naiara Rochet, nutricionista.

Com a chegada da Copa do Mundo, o Brasil entra em clima de feriado e as festas e churrascos passam a ser muito mais frequentes. Portanto atenção!! Não é necessário muito esforço para o seu prato extrapolar nas calorias. Se estiver bebendo cerveja então, esse valor dispara! Além disso, a quantidade de sal e gordura são alarmantes, sobrecarregando nosso organismo para realizar a digestão!

Mas acalme-se, não é necessário ficar apenas na salada! É possível manter e boa forma e ter uma alimentação mais saudável nesses encontros com as dicas abaixo:

 

ANTES E DEPOIS Nada de chegar em jejum no evento, é desastre na certa! Não pule nenhuma refeição nesse dia e assim você chegará mais saciado e tem menos chance de extrapolar nas calorias. No dia seguinte a alimentação deve ser leve com muita água, salada, frutas ricas em antioxidantes e fibras. E é lógico capriche na malhação!

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CARNES: APOSTE NAS MAGRAS As brancas sempre são um boa opção, prefira peixe e frango (sem pele)! Entre as vermelhas fique com as de menor teor de gordura, como alcatra, fraldinha e maminha e evite os embutidos! Lembre-se de retirar a gordura aparente!

 

ACOMPANHAMENTOS Primeiro passo: recheie o estômago com salada para garantir maior saciedade e evitar os petiscos (maionese de batata não é salada!). Experimente os legumes assados na grelha, ficam uma delícia… palmito, cebola, tomate, abobrinha, pimentão… são leves e ficam com gostinho de churrasco!

 

TAMANHO DA PORÇÃO Use a palma da mão como referência.

prato vem com elas

  • Palma da mão aberta com os dedos separados: porção de salada e vegetais grelhados – pode ser até mais!
  • Palma da mão aberta mas com os dedos unidos: porção de proteína (carnes).
  • Punho fechado: porção de carboidrato. Faça escolha… fique somente com uma opção (pão, farofa, mandioca, arroz, batata).

 

BEBIDINHA LIGHT Moderação! O álcool abre o apetite e nos faz beliscar mais. Opte por um copo de caipirinha com adoçante ou fique com no máximo duas latinhas de cerveja. Uma dose maior que isso pode comprometer todo o esforço da semana! Refrigerante light e chá pronto light podem mas sem exagero. Eles carregam grande quantidade de substâncias químicas. O melhor mesmo é a água, sucos naturais e chás gelado feito em casa!

 

SOBREMESAS Resista bravamente, o que o seu corpo não precisa nesse momento é açúcar e mais gordura! Prefira as frutas, principalmente o abacaxi que ajuda na digestão! Experimente banana e abacaxi grelhados com canela! Fica uma delícia!!!

E aí? Gostaram?

bjs

Naiara Rochet

Time VCE

 





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